Ponta da Praia de Santos ganha centro de atividades para idosos com reabertura de sociedade de melhoramentos

Divulgação
Crédito da foto: Divulgação

A sede da Sociedade de Melhoramentos do Bairro da Ponta da Praia (Rua Maestro Heitor Villa Lobos, 160) reabriu ao público no sábado (22/11), às 9h, com uma nova edição do programa Cérebro Ativo.

A atividade marca o início da reocupação do espaço de 600 metros quadrados, que em dezembro receberá um Posto Avançado de Zeladoria (PAZ). A partir de 2026, o local também sediará ações integradas de saúde,educação, cultura, esporte e tecnologia.

A programação de abertura contará com uma apresentação sobre o aplicativo voltado ao público 50+, conduzida pelo CEO da ISGAME, Fabio Ota. Monitores da Universidade Santa Cecília estarão no local para ajudar os participantes na instalação da plataforma no celular, além de orientar sobre o uso das principais funções. Durante o evento ainda serão disponibilizadas assinaturas gratuitas do programa.

O Cérebro Ativo reúne exercícios que estimulam memória, atenção, raciocínio, relaxamento corporal e interação social. Utiliza Inteligência Artificial e Realidade Aumentada para apoiar a prevenção do declínio cognitivo e da Doença de Alzheimer, atendendo prioritariamente o público acima de 50 anos.

Também contribui para o acompanhamento da saúde das pessoas idosas e fortalece políticas públicas voltadas ao bem-estar e ao envelhecimento ativo. O projeto é resultado de uma articulação entre a ISGAME, a Sociedade de Melhoramentos do Bairro da Ponta da Praia (SMPP) e as secretarias municipais de Saúde (SMS), da Mulher, Cidadania, Diversidade e Direitos Humanos (Semulher) e Prefeituras Regionais (Sepref).

Para a coordenadora de Políticas para a Pessoa Idosa, Ana Bianca Flores Ciarlini, iniciativas como essa ampliam o cuidado e o respeito às múltiplas formas de envelhecer. “Envelhecer é natural e deve ser saudável. O apoio ao Cérebro Ativo reforça o compromisso com a saúde mental dos 50+, estimula trocas intergeracionais e combate o etarismo. Ao criar empatia entre gerações, formamos jovens que serão idosos mais conscientes e protagonistas de suas próprias histórias”, ressaltou.

A partir de dezembro, a sede da Sociedade de Melhoramentos também passará a concentrar uma unidade do Posto Avançado de Zeladoria (PAZ), ampliando a presença da Sepref no bairro. O espaço contará com 80 metros quadrados destinados a administração, almoxarifado, refeitório e vestiário, garantindo suporte operacional às equipes de campo.

“O novo PAZ da Ponta da Praia reforça nossa política de aproximar a zeladoria do cidadão. Estar presente nos bairros nos permite agir com mais agilidade, ouvir a comunidade e qualificar o cuidado com os espaços públicos. É mais um passo para uma cidade mais organizada, acolhedora e eficiente”, afirmou o secretário das Prefeituras Regionais, Rivaldo Santos.

Além do Cérebro Ativo, que terá atividades permanentes às sextas e sábados, das 9h às 10h30, o espaço será sede, ainda no primeiro semestre de 2026, dos programas Vibra Vida e Walking Futebol, ambos voltados aos idosos. O local também será sede do Conselho Comunitário de Segurança Pública, fortalecendo o diálogo entre moradores e gestores.

“Com uma programação diversa e estruturante, este espaço atenderá não apenas a Ponta da Praia, mas toda a população santista. Nosso objetivo é transformar a Sociedade de Melhoramentos em um centro de referência para a longevidade, algo inédito no País”, destacou o presidente da SMPP, Ricardo Oliveira.

Esta iniciativa contempla o item 9 dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da ONU: Indústria, Inovação e Infraestrutura. Conheça os outros artigos dos ODS

Humberto Perina

Sobre o Autor Humberto Perina

Humberto Perina é um jornalista e mestre de cerimônia conhecido, nascido em Santos, Brasil. Ele tem uma carreira marcada por atuação como comunicador em emissoras de TV, incluindo a Rede Record, e também é lembrado por seu envolvimento como mestre de cerimônia em eventos.

image