Unidades de conjunto no centro foram entregues no último dia 17 de novembro.

Marcelo Martins
Crédito da foto: Marcelo Martins

Confirmando a nova fase da reocupação habitacional do Centro Histórico de Santos, no último dia 13 de novembro houve o lançamento oficial do Residencial Novo Valongo, um dos primeiros grandes empreendimentos privados da área.

Segundo os empreendedores, o projeto foi pensado para estimular o retorno da população ao Centro, reduzindo deslocamentos e fortalecendo a vida urbana na região histórica. Por isso, é considerado um marco para impulsionar a revitalização urbana do bairro.

Localizado na Avenida Visconde de São Leopoldo, o conjunto prevê seis torres residenciais, 1.088 apartamentos e uma área comercial integrada. Terá apartamentos de cerca de 50 m², todos com dois dormitórios. Cada torre contará com área de lazer exclusiva na cobertura, incluindo piscina, quadra, salão de festas e churrasqueiras.

O projeto prevê ainda área comercial com estabelecimentos como supermercado, padaria, farmácia, lavanderia e academia, configurando um “shopping a céu aberto”, voltado tanto aos futuros moradores quanto ao bairro.

A localização estratégica — próxima ao VLT, Museu Pelé, Porto Valongo— foi destacada como um diferencial para atrair pessoas que desejam morar perto dos serviços, do trabalho e de equipamentos culturais.

MORADIA NO CENTRO
Roberto Coutinho, um dos responsáveis pelo projeto, reforçou que o Centro sempre teve vocação residencial. “Começou com a característica habitacional. Depois migramos para a orla, mas hoje Santos só tem como crescer para cá. Este projeto devolve vida ao Valongo. É uma oportunidade para quem saiu de Santos devido ao custo de vida e hoje enfrenta duas horas de deslocamento para cidades vizinhas”.

O CEO da Construtora Draft, Fábio Ferraro, também destacou os diferenciais do empreendimento. “Cada torre terá seu próprio lazer isolado, e a área comercial oferecerá serviços essenciais para os moradores do empreendimento e de todo o Valongo. É um privilégio estar em Santos com um projeto que dialoga com a retomada do Centro Histórico”.

MARCO
O prefeito de Santos, Rogério Santos, ressaltou que a retomada habitacional do Centro é parte fundamental do planejamento estratégico da Cidade. “Esse empreendimento pode trazer mais de 4 mil pessoas para morar no Centro. Isso fortalece o comércio, o turismo e o entretenimento, mas, acima de tudo, devolve vida ao coração histórico da Cidade. É um dia histórico”.

O prefeito também lembrou que há um movimento nacional de retorno às áreas centrais e que Santos tem criado condições por meio de novas leis urbanísticas, incentivos e obras públicas. “Temos prédios icônicos como o Museu Pelé, a antiga estação ferroviária, a Bolsa do Café e igrejas seculares. O Valongo possui um patrimônio único. Esse empreendimento se soma a um esforço de resgate urbano e qualidade de vida”.

O empreendimento oferece condições especiais para novos moradores, como isenção de IPTU por cinco anos, isenção de ITBI, opção de financiamento pelo programa Minha Casa Minha Vida, 5% de desconto para servidores públicos e entrada facilitada em até 36 vezes. A previsão de entrega da obra é dezembro de 2027.

Unidades de conjunto habitacional no Centro serão entregues na segunda
Ainda dentro do movimento de reocupação do Centro,  no ultimo dia 17 de novembro foram entregues 50 unidades habitacionais do Conjunto Santos I – Edifício Samara Faustino, na Rua Amador Bueno, 432.

A iniciativa é fruto de parceria entre a Prefeitura, o Governo do Estado, CDHU e a Cohab-Santista, reforçando a combinação entre investimento público e privado para ampliar a oferta de moradia digna na área histórica.

Essa iniciativa contempla o item 11 dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU: Cidades e Comunidades Sustentáveis. Conheça todos os artigos dos ODS


Veja abaixo a Galeria de Fotos

Humberto Perina

Sobre o Autor Humberto Perina

Humberto Perina é um jornalista e mestre de cerimônia conhecido, nascido em Santos, Brasil. Ele tem uma carreira marcada por atuação como comunicador em emissoras de TV, incluindo a Rede Record, e também é lembrado por seu envolvimento como mestre de cerimônia em eventos.

image